19 de mar de 2015

COMO DEUS CONSIDERA O DÍZIMO





R. Santo ao Senhor.
"Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor. No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor". Levítico 27:30,32

Deus considera o dízimo como santo para Ele. Sendo que o termo santo, literalmente, significa "separado", neste caso, para Deus". Sendo assim, o dízimo é a parte separada exclusivamente para Deus.
Como já vimos, tudo é de Deus. Ele é dono de todas as coisas, de toda a riqueza que existe no céu e na terra e em todo o universo. Tudo é dele. Porém, o dízimo, é "exclusivamente" separado para Ele.
Muitos de nós poderíamos perguntar: "Por que Deus quer o dízimo, se Ele é todo poderoso, e é o dono de tudo"?
A resposta só se encontra numa questão: obediência.
Para entendermos bem esta questão, analisemos um pouco a história de Abraão, que encontramos em Génesis 22.
Nesse capítulo encontramos uma história surpreendente.
Abraão, homem já com idade avançada, ouve a voz de Deus que lhe pede para sacrificar pela, morte, o seu único filho, Isaque, que ele havia recebido de Deus.
Deus já havia prometido a Abraão que ele seria pai de uma grande nação, tão grande que nem se poderia contar. Abraão havia acreditado em Deus. Porém, um homem com tamanha responsabilidade precisava ser provado, testado para ver se realmente seria digno de ser o pai de uma grande nação. Por isso Deus pediu-lhe o supremo sacrifício: seu filho. Se Abraão fosse aprovado, poderia receber a grande promessa de Deus. Poderia ser considerado digno de ter tamanha honra. E Deus o provou mesmo. A obediência de Abraão foi testada no mais alto grau. E Abraão foi aprovado. Deus sabia que Isaque lhe pertencia. Porém, Ele queria saber se Abraão também estava ciente e de acordo com isto. Por esta razão pediu-lhe que o entregasse definitivamente. E Abraão o entregou. Quando Deus viu que Abraão estava com o coração correto, providenciou imediatamente outro sacrifício e o poupou da grande dor.
Semelhantemente, hoje, Deus quer ver se Seus filhos são obedientes ou não. A prova que Deus nos dá para testar nossa obediência é o dízimo. Se não somos fiéis nessa área, certamente Deus não poderá contar conosco para os propósitos tão elevados que Ele tem de nos dar as nações por herança (no sentido de ganharmos o mundo para Cristo).
Muitos cristãos pensam que podem enganar a Deus trazendo ofertas menores, sem se preocupar em dar o dízimo real ao Senhor. Tais pessoas estão em dívida séria para com Deus, pois o dízimo é do Senhor. Pertence a Ele. É santo ao Senhor. É separado exclusivamente para o Senhor. Deus o considera assim. É parte da prova que Deus quer ver nos Seus filhos. Se formos fiéis, certamente Ele nos colocará sobre muito mais. No entanto, se formos infiéis, não prestaremos para outras partes da obra de Deus; nem seremos dignos da vida cristã, se formos negligentes nesse aspecto tão simples e, ao mesmo tempo, tão sério da Palavra de Deus. Assim como Deus fez a Abraão, se formos fiéis ao que Deus pede de nós, Ele nos dará posição de honra e de governo, e nunca seremos envergonhados nem seremos escandalizados.
Lembremos que o dízimo é uma exigência, um mandamento para provar a nossa fidelidade. Não é uma questão de interpretação pessoal, mas é essencialmente uma ordem de Deus para o povo de Deus.

Extraído do livro de Cláudio Ernani Erbert: " Uma Chave Para a Felicidade"


3 comentários:

Adriana Tolentino Marques disse...

Oi,Cristina.Conheci seu blog no GOOCRENTE,você troca seguidas e parceria de divulgação?

ME AJUDE A RECOMEÇAR,MINHA IRMÃ!
Conto com sua visita.
Um abração!

Elaine Scazzuso disse...

Faça parte do novo Agregador BloGospel, exclusivo para quem quer divulgar conteúdos relevantes para o povo de Deus e receber mais visitas no seu blog ou site.
É rápido e prático! Não precisa cadastrar.
Apenas seja nosso parceiro e envie seu link.
Maiores informações acesse: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/
Graça e paz!

Elaine Scazzuso disse...

Faça parte do novo Agregador BloGospel, exclusivo para quem quer divulgar conteúdos relevantes para o povo de Deus e receber mais visitas no seu blog ou site.
É rápido e prático! Não precisa cadastrar.
Apenas seja nosso parceiro e envie seu link.
Maiores informações acesse: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/
Graça e paz!