11 de set. de 2009

Esboço para pregação

SETE PASSOS NA QUEDA DE PEDRO


1 - Confiança própria

"E disse-lhe Pedro, ainda que todos se escandalizassem, nunca porém, eu" ( Mc 14.29)


2 - Orgulho

"Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo do modo nenhum te negarei". ( Mc 14.31)

3 - Adormecido

"E lenvantando-se da oração, foi ter com seus discípulos e acho-os dormindo de tristeza." ( Lc 22.45)


4 - Carnalidade

"E um deles feriu o servo do sumo sacerdotee cortou-lhe a orelha." (Lc 22.50)


5 - Seguindo de longe

"Então, prendendo-o, O levaram, e O meteram em casa do sumo sacerdote e Pedro seguia-o de longe." ( Lc 22.54)


6 - Assentado entre os inimigos

E havendo-se acendido o fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. ( Lc 22.55)


7 - Negando a Jesus três vezes

* Mulher não O conheço;
* Tu és também deles, mas Pedro disse: homem, não sou;
* E Pedro disse: Homem não sei o que dizes. ( Lc 22.57,58,60)


Obs:

_ Cristo orava = Pedro dormia

_ Cristo submeteu-se = Pedro lutava

_ Cristo sofreu como ovelha = Pedro praguejava



SETE PASSOS NA RESTAURAÇÃO DE PEDRO


1 - A oração de Jesus

"Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça." ( Lc 22.32)



2 - O olhar de Jesus

"E virando-se o Senhor, olhou para pedro." ( Lc 22.61)



3 - A mensagem de Jesus

"Mas ide, dizei as seus discípulos e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia." ( Mc 16.7)



4 - O encontro com o ressuscitado

"Os quais diziam: Ressuscitou, verdadeiramente o Senhor e já apareceu a Simão." ( Lc 24.34)



5 - As três perguntas em João 21. 15-17

1. "Pedro, tu me amas?" (V 15)
2. "Simão filho de Jonas, amas-me?" (V16)
3. "Simão filho de Jonas, amas-me?" (V17)



6 - As três ordens em João 21; 15-17

1. "Apascenta os meus cordeiros" (V 15)
2. "Apascenta minhas ovelhas" (V16)
3. "Apascenta minha ovelhas." ( V17)



7 - O fim de Pedro

"E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus" ( Jo 21.19)



( Pr Luiz Carlos Cláudio - Assembléia de Deus - São João Del Rei - MG)

Nenhum comentário: