22 de jun. de 2009

Para seu crescimento espiritual

CINCO COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER

1- Estude a Bíblia diariamente

Durante o Seu ministério na Terra, Jesus confirmou o que Deus havia dito no Antigo Testamento, de que "nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"( Mt 4.4). O que o alimento ( carne, arroz, feijão, massas, legumes, frutas e verduras) é para o corpo, o estudo piedoso da Bíblia Sagrada é para a sua alma.
Se você ainda não possui uma Bíblia, adquira-a o mais cedo possível. Em seguida, reserve um tempo a cada dia para estudá-la. De preferência escolha um tempo para que ao lê-la você não seja interrompido. Só o estudo prazeroso e constante da Bíblia é que pode enriquecer a sua vida. Davi considerava muito feliz o homem que "tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" ( Sl 1.2).
Além de enriquecê-lo espiritualmente através dum melhor conhecimento de Deus, o estudo diário da Bíblia lhe trará os meios de responder convincentemente àqueles que hão de indagar-lhe quanto à nova vida que agora você tem em Jesus Cristo.
Que você possa dizer como disse o salmista: " Escondi a tua
Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti" ( Sl 119.11)

2- Ore constantemente

Assim escreve o apóstolo Paulo: " Admoesto-te pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, e ações de graças por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência... Quero pois que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" ( 1Tm 2. 1,2,8)
A oração é como uma ponte ou uma grande avenida através da qual a Terra se liga ao céu. Através dessa grande via, você pode ir ao trono da graça divina, bem como receber os grandes "carregamentos"de bençãos prometidas por Deus. A oraçõaé o mais eloquente e o mais humilde discurso da alma a Deus. Quando você ora, Deus intervém alargando as fronteiras de suas posibilidades. A Bíblia fala de Elias, um grande profeta de Deus no passado, como um homem de fé e triunfante na oração. A Bílblia diz que: "Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a Terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a Terra produziu seu fruto"( Tg 5.17,18)
Quando você ora, você está dizendo a Deus que não pode lutar e vencer sem o auxílio dEle.
Jesus mesmo lhe ensina como orar eficazmente: " Quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles; porque o vosso Pai sebe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes"( Mt 6.6-8)
A oração é como o cálcio necessário ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Para que você cresça e se desenvolva espiritualmente sadio e forte, exercite-se na oração. Deus está disponível, pronto a atendê-lo.

3- Viva fielmente

Vivendo num mundo em que os valores morais e espirituais são tidos em pouca conta, mesmo assim Deus espera que você viva fielmente diante dEle e diante dos homens. Certamente que algumas vezes você será tentado a abandonar o ideal duma vida fiel a Deus e aos princípios do evangelho, e a abraçar os princípios do mundo sem Deus. O que fazer no momento em que isto venha a contecer? Resista. Não abra mão da sua fidelidade. Através do salmista Davi, Deus diz: "Os meus olhos procurarão os fiéis da Terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá" ( Sm 101.6)
Viver segundo os valores pervertidos deste mundo constitui-se numa forma de infidelidade e de inimizade contra Deus. Isto é o que a Bíblia chama de andar "conforme"( de acordo) com o mundo. Ela, porém, nos adverte de forma mui solene: " E não vos conformeis com este munodo , mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que esperimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus"( Rm 12.2).
Aos que porventura indaguem até onde e quando devem ser fiéis diante de Deus, Jesus Cristo responde: "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10). Isto é: Ainda que a sua decisão de seguir a Jesus Cristo, em algum momento, exija como paga a sua morte física, não importa, seja fiel até aí, na esperança da vida da ressurreição ("a coroa da vida").

4- Tenha comunhão com seus irmãos

Como uma nova criatura em Cristo, você foi feito membro dum corpo: a igreja. Assim como todos os membros dum corpo funciona conjuntamente para o seu bem- estar de todo o corpo, também você deve contribuir com a edificação e progresso dos demais irmãos, membros da comunidade, da igreja a qual você passa a pertencer a partir de agora.
Uma forma própria para criar e fortalecer os laços do amor e da comunhão entre você e os eus irmãos espirituais é a possibilidade de se congragar, de participar das reuniões da igreja, juntamente com eles. ABíblia fala quando registra:" E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é de costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros..."( Hb 10. 24,25). Só quando cogregado ou reunido junto com seus irmãos em Cristo, é que haverá mútuo estímulo à prática da caridade e das boas obras.
De acordo com o apóstolo João, a comunhão com os irmãos, além de identificar o seu caráter com o de Deus, assegura-lhe o perdão dos pecados. É isto que o apóstolo João diz: "Mas, se andarmos na luz, como Ele ( Deus) na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" ( 1 Jo 1.7)
Portanto, nunca permita que o diabo ou qualquer outro ser, levante entre você e seu irmão, qualquer coisa que venha a ser razão de contenda, inimizade e consequente afastamento um do outro. " Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros" ( Rm 12.10).

5- Testemunhe de Jesus Cristo

A Bíblia registra muitos milagres operados por Jesus Cristo. Dentre esses milagres, consta o de um endemoniado que foi miraculosamente liberto do demônio que o atormentava. Agradecido a Jesus pelo que Ele lhe havia feito, aquele homem pediu que Jesus lhe permitisse acompanhá-lo a a partir daí. " Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para a tua casa , para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti". Em continuação, o relato diz que "ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam"( Mc 5. 18-20).
Testemunhar é dizer aos outros o que Jesus fez por você e o quanto Ele teve misericórdia de você. Note que aquele homem foi mandado por Jesus no sentido de testemunhar primeiro para os seus próprios parentes. Possivelmente os seus parentes não vão aceitar o seu testemunho da primeira vez. Não tem problema. Mais cedo ou mais tarde eles hão de descobrir que o Cristo que fez de você uma nova criatura, tem o poder de fazer o mesmo por eles.
Depois de ressuscitado dos mortos e antes de subir novamente para o céu, Jesus prometeu a ajuda do Espírito Santo àqueles que desejassem testemunhar dEle. Ele prometeu isso, quando disse: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"( At 1.8)
Você deve testemunhar de Jesus, seja por mandamento: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" ( Mc 16.15), seja por questão de gratidão: "Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor" ( Sl 116.12,13)

( Pastor Raimundo de Oliveira)

Um comentário:

Renata Souza disse...

Graça e Paz Cris!

Que coisa boa é poder ver os irmãos em Cristo, crescendo espiritualmente!

Pelo seu testemunho, você é recem convertida, mas nem por isso, uma pessoa que se comprometeu com Cristo, e se entregou a Ele.

Te desejo um caminho de paz junto a Cristo! As coisas nem sempre são facéis, mas com Jesus somos mais do que vencedores!

Siga adiante que o Senhor é contigo!

Beijos...
Graça e Paz sempre!