29 de jul. de 2009

Botija

DEUS PROCURA BOTIJA PARA ENCHER

Lucas 22.10 “E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.”

INTRODUÇÃO: Jesus usou como referência um homem com uma botija de água ao indicar onde seus discípulos deveriam reservar o local para a sua Grande Ceia de despedida. Esta referência (do homem com a botija) poderia causar algumas reações adversas por parte dos discípulos. Mas tal não aconteceu porque Carregar Água era tarefa para mulheres. Os discípulos poderiam ter questionado sobre a possibilidade de haver muitos homens carregando a botija, a qual deles deveriam seguir? Mas Jesus sabia que somente um homem disposto a fazer a diferença poderia estar se expondo a uma tarefa tão “insignificante”. Somente um homem trabalhador se disporia a fazer um pouco mais do que o obrigatório. Jesus sabia que uma instituição (Cenáculo) onde houvesse homens desprendidos de preconceitos seria local digno para recebê-lo no momento “mais nobre” de seu ministério. A botija mencionada por Jesus admite um significado sobremodo especial.

1. UMA BOTIJA NÃO DEVE FICAR VAZIA; Jeremias 14:3-“E os seus mais ilustres mandam os seus pequenos buscar água; vêm às cavas e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios, e envergonham-se, e confundem-se, e cobrem a cabeça”.
a) Botija vazia é mais fácil de trincar e criar rachaduras (Jeremias 18).
b) Botija vazia vira depósito de bichos (Jeremias 19.4,5,10,11).
c) Botija vazia acumula sujeira (Levíticos 11.33-“E todo vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo; e o vaso quebrareis”).

2. UMA BOTIJA NÃO PODE MISTURAR PRODUTOS INCOMPATÍVEIS;
a) Água não mistura com barro – (Jeremias 15.19-“Separar o Precioso do Vil”).
b) Água com Azeite só funciona na botija de Deus (1João5.8-“Água x Palavra” + Ef 5.18-“Enchei-vos do Espírito”).

3. UMA BOTIJA CHEIA É UMA BOMBA ATÔMICA NAS MÃOS DE DEUS; 2 Reis 2:9-“Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”. Porção dobrada só cabe em recipiente maior.
a) Gideão se valeu de suas botijas. Juízes 7:16-“Então, repartiu os trezentos homens em três esquadrões; e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas neles acesas”. Juízes 7:19-“Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo-se já posto as guardas; e tocaram as buzinas e partiram os cântaros que tinham nas mãos”.
b) A botija enche na media da fé. 2Reis 4.6-O azeite só para quando acabam os vasos.
c) Quando a botija é pequena, há uma saída. Marcos 9.24 fala de um homem que tinha a botija pequena: “Acrescenta minha fé”

CONCLUSÃO:
Todo sucesso na vida de um ser humano é precedido pela provisão de Deus. O homem precisa estar cheio da Palavra de Deus, que é a Água da vida. E também precisa estar cheio do Espírito Santo, que é o Azeite da unção. Para isso, o homem precisa apresentar sua botija para Deus encher. Quando o homem se humilha diante de Deus e reconhece sua condição diante dele, sua vida começa a ganhar um outro contorno e o sucesso é inevitável. Nunca vi um homem cheio do espírito fracassar em seus intentos. O grande problema é o tamanho da botija (botija pequena = pouco azeite, etc).
Quando Deus percebe que a sua botija já está cheia, ele se vê diante de duas alternativas:
1) Pára de derramar;
2) Aumenta a capacidade da botija. A escolha da alternativa depende do homem diante de Deus.
A decisão é de Deus, mas a escolha é sua ...

( site Assembléia de Deus)

Nenhum comentário: