15 de jul. de 2009

Vida em equilíbrio


“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10 RA)

Viver equilibradamente é a busca de todo o ser humano nesse mundo, porque o equilíbrio nos faz experimentar todas as dimensões, todas as facetas, todas as alegrias que vida nos proporciona. Equilibrar é balancear, compensar, manter-se firme na posição central.

Quando tudo que uma pessoa faz é trabalhar, ela geralmente não tem relacionamentos saudáveis, vive em desequilíbrio. Quando uma pessoa só pensa em se divertir, ela não constrói nada, vive em desequilíbrio. O segredo de ser uma pessoa realizada nesse mundo é justamente viver em equilíbrio, porque o equilíbrio é viver intensamente, um pouco de tudo, de tudo um pouco.

O equilíbrio está em discernir os tempos da vida. Há uma passagem na Bíblia que fala de épocas em nossa vida:

“ Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.” (Eclesiastes 3:2-8 NTLH)

Mas nem sempre é fácil enxergar o fim de uma época da vida e o começo de outra. Algumas pessoas andam tão sobrecarregadas que não percebem que estão completamente fora de rumo. Você sabe em que tempo você está vivendo agora? Não estou falando do dia, mês ou ano, estou falando da oportunidade que você pode estar perdendo. Viver em equilíbrio é discernir o tempo da vida.

Uma outra dimensão do equilíbrio está justamente em conhecer a si mesmo e suas potencialidades. Quantas pessoas nesse mundo vivem anos e anos numa atividade profissional, e de repente descobrem que aquilo nada tem a ver com elas. Há pessoas que vivem irritadas, aborrecidas, literalmente ‘azedas’ porque não sentem a menor alegria no que fazem. Elas discutem com os cônjuges, chutam o cachorro, o balde, a barraca, tudo que vêem pela frente. O que elas precisam é da resposta as seguintes perguntas: quem sou eu? Qual é o propósito da minha vida? O que diferença terei feito quando eu morrer? Quando você tem essas respostas você vive em equilíbrio.

Mas se alguém quiser viver em equilíbrio não pode esquecer de olhar para as necessidades espirituais, não pode esquecer de considerar DEUS em sua vida. Se você perguntar a um biólogo, quais são as essências da vida, ele dirá: ar, água, alimento e luz. Se perguntar a um economista ele dirá: invista o seu dinheiro com o maior retorno e com o menor risco. Se perguntar a um parlamentar, dirá que a liberdade e a democracia são as essências da vida.

Mas acontece que a vida de um ser humano não é só comida, bebida, riquezas e bens. Você é uma criatura feita à imagem e semelhança de DEUS, por isso tem necessidades muito especiais. Uma dessas necessidades é a comunhão com DEUS para a sua nutrição espiritual e emocional. Não há equilíbrio sem um relacionamento significativo com DEUS.

Mas por onde começar? Eu quero convidar você a considerar 5 essências da vida em equilíbrio. Gosto da palavra essência porque ela fala de propriedades naturais, fala de substância, fala de conteúdo. Os perfumistas sabem que o segredo das fragrâncias mais agradáveis, está na composição das essências. Um perfume é composto de várias essências que juntas em determinadas medidas, formam um aroma específico.

Para viver em equilíbrio você precisa...

1. A ESSÊNCIA DO PODER PARA SE RENOVAR.

Uma das marcas do nosso tempo é a ansiedade, e uma das causas da alta ansiedade é a velocidade com que vivemos a vida moderna.

Sérgio Gwercman escreveu um artigo sobre essa característica do nosso tempo. Apesar do dia ainda ter 24 horas, da hora ainda ter 60 minutos, nós vivemos com a sensação de que não há tempo pra se fazer tudo que precisamos fazer.

De Julio César a Napoleão, a velocidade de locomoção era a mesma – a do passo do cavalo. Separava-se a história em séculos. Mas no século 19, com a invenção dos motores, dos trens a vapor, tudo ficou mais rápido. Agora se pensava no fuso horário para as longas distancias. No século 20 surgiram os automóveis, os aviões, a corrida espacial, e na 2ª metade do século 20, a internet.

A revolução digital acelerou ainda mais a nossa vida. Eu lembro da primeira vez que passei um email para enviar parte da minha tese de mestrado para um revisor em São Paulo. Eu estava maravilhado com essa facilidade. Mas os computadores foram ficando cada vez mais rápidos, e hoje já ficamos impacientes com uma operação que leva 10 a 15 segundos. A regra hoje é – quanto mais rápido melhor.

Transportes mais velozes, comunicações instantâneas, serviços a jato, banco 24 horas, sedex, motoboy, DHL, agora todo mundo é empurrado para viver apressadamente.

Vivemos apertando botões de aceleração. A gente entra no elevador e aperta o botão de fechar a porta, que fecharia automaticamente se nada fizéssemos. Daí apertamos o botão do andar várias vezes. Pra que?

Não são somente as máquinas que estão mais rápidas, o ser humano está vivendo rapidamente. A conseqüência disso é devastadora:

a) vivemos correndo tanto que não temos tempo para relacionamentos significativos.

b) muita gente, pela pressa, prefere um lanche rápido (fast-food) a comer uma boa refeição – isso resulta em obesidade generalizada.

c) temos pouca criatividade porque lemos pouco, e meditamos quase nada, a mente fica cheia de teia de aranha.

Não é sem razão que o nosso tempo é caracterizado pela alta ansiedade. As pessoas andam cansadas de tanta correria e sobrecarregadas de tantas tarefas. Somos uma geração de gente emocionalmente descarregada. Há muitas coisas que nos roubam a energia: estresse, mudanças muito rápidas, conflitos em várias áreas de relacionamento, demora de algumas respostas, frustração com resultados não obtidos, a rotina de trabalho, congestionamento nas ruas, fazem as pessoas encherem os consultórios dos psiquiatras, terapeutas, caixas e caixas de calmantes e medicamentos.

Quem pode restaurar o equilíbrio da alma humana? DEUS pode. JESUS disse:

“ —Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28 NTLH)

Do ponto de vista de DEUS, você não precisa de mais tempo no dia, você precisa de mais CRISTO em sua vida. Quando DEUS fez o ser humano, teve o cuidado de plantar em nós uma necessidade visceral por ele, de tal maneira que nada nessa vida pudesse substituir a comunhão com DEUS. Isso se chama – FID – Fome Interior de DEUS. Quando você tem fome de DEUS e não busca DEUS, você vai pra uma festa, se diverte um pouco e volta pra casa, a fome ainda está la. Algumas pessoas pensam que elas precisam trocar de carro, adquirir algum bem, ou propriedade. Daí elas se endividam, compram mundos e fundos e a fome continua lá. Algumas pensam que elas precisam de experiências fortes – elas se entregam ao sexo, experimentando pessoas, experimentando drogas, experimentando loucuras, mas no dia seguinte, a fome está lá. Alguns não agüentam o vazio da fome e tiram a sua própria vida.

Mas essa fome, essa carência, esse vazio, somente DEUS pode satisfazer. Quem busca a DEUS, encontra a energia para viver:

“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor...mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:31 RA)

É isso – a essência da energia para viver é CRISTO, porque fomos feitos para depender dele, para nos alimentar dele, para beber das suas palavras, para viver em comunhão com DEUS. Você já está conectado com JESUS? Faça isso hoje. Mas como fazer isso?

A única maneira de estarmos perto o suficiente de DEUS para sermos restaurados, fortalecidos, reanimados para enfrentar a vida lá fora, é levar DEUS muito a sério, é focar a nossa atenção, centralizar a nossa confiança em CRISTO somente. Há uma palavra que resume tudo isso – ADORAÇÃO.

Muita gente adora o seu clube, o seu carro, sua profissão, seu cônjuge, sua família, adora seu partido, e ainda continua vazio por dentro.

A Adoração é o oxigênio da alma. Quando a alma é adorada ela sufoca, adoece, desequilibra, porque ela foi criada e planejada para adorar. Somente quando adoramos a DEUS, encontramos o nosso verdadeiro lar. Essa é a convicção do salmista quando diz:

“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.” (Salmos 84:3-4 RA)

Essa passagem afirma claramente que a sensação de segurança, proteção, tranqüilidade, descanso, que um pássaro encontra no seu ninho, a alma humana encontra quando adora a DEUS.

Há um salmo na Bíblia escrito especificamente para mostrar como JESUS supre as mais profundas necessidades humanas, o salmo 23. Muita gente conhece as palavras da poesia, mas não conhece o DEUS do salmo 23.

“O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.” (Salmos 23:1-3 NTLH)

Davi nesse salmo fala de JESUS, o supremo Pastor. Davi disse que JESUS é quem cuida da nossa vida, quem supre todas as nossas necessidades, quem nos dá proteção e segurança, quem supre a nossa sede de DEUS, e é o único que pode renovar as nossas forças. A vida da alma está em CRISTO.

É disso que o salmista fala no Salmo 42:

“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Salmos 42:1-2 RA)

É na adoração que o poder de DEUS renova as energias espirituais e emocionais do ser humano. Como está sua vida hoje? Você está equilibrado nessa área? Como está a sua saúde espiritual? Você tem se conectado a DEUS?

Certo homem estava internado com uma doença grave, recebeu a visita do seu pastor. Enquanto conversavam, o médico entrou no quarto e disse:

- William, sinto muito, você está morto, não há mais esperança, melhor se preparar pra isso.

Foi assim, sem nenhuma preparação. Sem dó nem piedade, na ‘lata’.

O paciente sentou-se na cama, tentando se recuperar da noticia, e houve um longo silencio naquele quarto até que o pastor disse:

- William, você não acha que esse é um bom momento para entregar sua vida nas mãos de CRISTO?

E ali mesmo o homem eles oraram e o homem converteu-se a CRISTO.

Daquele dia em diante, resolveu perdoar todos os lhe deviam alguma coisa, e passou a conhecer a DEUS mais profundamente.

Algum tempo depois, William foi transferido para um outro hospital, e lá um outro médico disse:

- William, nós não vamos desistir do seu caso, vamos tentar um tratamento alternativo, com outro medicamento. Você está disposto?

Surpreendentemente, William se recuperou, e meses depois recebeu alta do hospital completamente. A fé em DEUS havia mudado completamente a vida daquele homem. Alguém disse:

Quando você não tem nada a não ser DEUS, pela primeira vez na vida você entende que DEUS é suficiente.

Quero lhe fazer um desafio e um convite. Abra o seu coração para JESUS. Diga a ele que você está cansado da vida que levou até hoje, que você está a ponto de desistir da vida, mas que hoje, vai se entregar a JESUS. Ele perdoará os seus pecados, e lhe mostrará como viver uma vida completa, abundante.

2. A ESSÊNCIA DE PESSOAS PARA SE RELACIONAR.

A palavra chave dessa essência é COMUNHÃO. Para viver em equilíbrio você precisa essencialmente de DEUS, mas também precisa cultivar relacionamentos significativos com outras pessoas. Você foi feito para viver em comunidade.

A Bíblia diz que quando DEUS criou o ser humano à sua imagem e semelhança, ele colocou Adão no Jardim do Éden, para cultivar e proteger o Jardim, deu ao homem autoridade sobre todas as criaturas, tanto que dava nome aos animais, mas faltava alguma coisa, apesar de toda a aparente perfeição.

Acontece que DEUS é um ser que vive em comunidade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se o homem foi criado semelhante a DEUS, ele também é para viver em parceria, e DEUS viu que o homem estava sozinho. Daí o SENHOR criou a mulher, da costela de Adão.

Um garoto que ouviu essa lição na classe da Escola dominical e ficou muito impressionado com a historia de Eva nascer da costela de Adão. Durante a semana, a mãe o encontrou deitado no sofá da sala como se estivesse doente e perguntou:

- Meu filho, o que está acontecendo com você?

- Mãe, eu tô com uma dor aqui do meu lado, acho que vou ter uma esposa!

Você foi feito para viver em parceria. E isso não tem nada a ver com o casamento. Muita gente casada vive solitária. Muita gente famosa sofre de solidão. Muito cantor, músico, ator, vive cercado de gente, mas amarga uma profunda solidão.

Se alguém procura solidão, não adianta sentar-se à mesa sozinho. É preciso haver também uma cadeira vazia. Karl Kraus (Jornalista Austríaco {1874 – 1936})

Bom, aí você pergunta: e daí se uma pessoa quer viver sozinha?

Primeiramente, isso é contrário à natureza humana. Mas também faz muito mal à saúde. Uma pesquisa revela que não ter relacionamentos significativos, não ter amigos ou confidentes, não viver em comunidade acarreta sérios danos emocionais. A pessoa que vive na solidão:

a) é 3 vezes mais propensa a morrer prematuramente;

b) é 4 vezes mais propensa a sofrer um colapso nervoso;

c) é 5 vezes mais propensa a ser clinicamente depressiva;

d) é 10 vezes mais propensa ter internação por desequilíbrio mental.

Nós vivemos numa sociedade extremamente solitária. A solidão é esmagadora para o ser humano. A agencia Reuters de noticia publicou que uma mulher morreu na cidade de Marburg, e só foi encontrada 10 meses depois, porque o dono do apartamento resolveu arrombar a porta uma vez que não recebia o pagamento havia 10 meses. Em Hamburgo, na Alemanha, um homem morreu enquanto assistia tv na sala, e seu corpo só foi encontrado 5 anos depois.

Isso lhe dá uma idéia da importância de viver em comunidade. Há muitas comunidades na sociedade. Você pode viver em comunidade sendo sócio de um clube onde você desfruta todo o tipo de lazer e divertimento. Você pode ser sócio de um time de futebol. Você pode ser associado de um partido político. Mas você pode fazer parte de tudo isso e ainda viver sozinho. Sabe por quê? Porque DEUS não está lá.

DEUS planejou uma comunidade onde Ele mesmo habita, convive e cuida – ele chamou essa comunidade de O Corpo de CRISTO, a sua Igreja.

Muita gente confunde a igreja – pensa que a igreja é um prédio. Não é isso. A igreja não é um lugar pra ir. A igreja é um povo, uma família, uma comunidade que vive em torno de JESUS CRISTO, são os discípulos de CRISTO, são seus irmãos e irmãs adotivos.

Quanta necessidade de pertencer à uma família hoje em dia.

Um empresário japonês, Karoru Inoue, criou uma empresa chamada NKH, e se tornou um grande sucesso. Ele simplesmente aluga uma família por 3 horas. Ele contrata atores para representar uma família para idosos na cidade de Tókio. Filhos, filhas, netos, genro, nora, tudo que uma família de verdade tem, pode ser alugado na NKH. Durante a representação, a maior reclamação dos clientes com a família alugada é a seguinte: é muito triste ficar sozinho...eles precisam vir mais em casa...

Que há de tão especial na igreja? Ora a igreja é a oficina de DEUS, onde ele prepara pessoas para morarem com ele. A igreja é o único lugar do mundo onde você pode ser você mesmo, onde as fraquezas não escandalizam, onde os desvios são tratados, onde os quebrados são restaurados.

Quando o Rei Salomão começou a construir o primeiro Templo em Jerusalém, ele tomou um curioso cuidado – de moldar as estruturas do prédio fora da cidade:

“O Templo foi construído com pedras que haviam sido preparadas nas pedreiras, para que assim, durante a construção, não se ouvisse o barulho de martelos, machados ou qualquer outra ferramenta.” (1 Reis 6:7 NTLH)

Nessa construção não houve desperdiço e nem sobra. Tudo acontecia nas pedreiras – a moldagem das pedras, o talho, a forma, o tamanho, tudo era cuidadosamente preparado.

É assim que DEUS prepara pessoas para morarem com ele – nas ‘pedreiras’, na Igreja, onde ele se reúne com o seu povo. A Bíblia diz:

“Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.” (1 Pedro 2:5 NTLH)

Ser parte de uma igreja, de uma célula, é essencial para viver em equilíbrio. As vezes até parece um sonho mas é realidade.

Imagine...um povo que se importa...

Imagine um lugar onde todos sabem o seu nome, sabem o seu grande sonho, sabem a maior luta da sua vida.

Imagine um lugar em que todos notam a sua ausência, ligam pra sua casa e o visitam quando você está doente...

Imagine um lugar onde você não precisa representar, onde você pode ser você mesmo, onde ninguém o despreza porque você está de mau humor, ou deprimido, desanimado, cansado, um lugar onde você pode chorar e ser consolado...

Imagine um lugar, onde você é encorajado a lutar contra o pecado, a vencer suas fraquezas, a resistir aos hábitos destrutivos em sua vida, e tem sempre um amigo, uma amiga pra orar por você, pra andar junto, fazer companhia nos momentos mais difíceis...

Imagine um lugar onde a alegria, o brincar uns com os outros, o divertimento é limpo, santo, sadio, não é maldoso, não é pretensioso nem de duplo sentido...

Imagine um lugar onde você sente a presença de Deus tão de perto, onde a simplicidade e a sinceridade é essencial, onde você se sente tocado pela graça de Deus...

Esse lugar existe...é o corpo de CRISTO, a Igreja de DEUS, a célula onde JESUS manifesta a sua Presença, o seu poder, o seu plano para cada um de nós.

Joni Erikson Tada é uma tetraplégica que com o marido mantêm uma Fundação para encorajamento a deficientes. Certa vez eles promoveram uma olimpíada para atletas com necessidades especiais, e havia uma corrida de 50 metros.

Quando a largada foi dada, o grupo de jovens atletas começou a correr. Quando estavam quase chegando, um garoto se desviou da sua raia. Uma menina com síndrome de Down, que estava a ponto de cruzar a linha de chegada, viu o amigo que se desviava, parou e começou a gritar:

- Pare, você está errado, venha por aqui!!!

O garoto parou confuso mas ficou imóvel, enquanto a menina gritava mais alto:

- Venha pra cá, não por aí...você está errado...

Mas o garoto continuava parado, atordoado com a gritaria das pessoas tentando fazer com que ele voltasse a pista.

Foi aí que a menina simplesmente, saiu da pista, foi até ele, deu o braço a ele e caminhou com ele até a linha de chegada.

Quero convidar você a fazer parte de uma comunidade que se importa com a sua vida.

Você pode ser uma pessoa diferente, com novos sonhos, novas perspectivas, um caráter cristão.

Equilibre a sua vida, comece hoje mesmo a andar com JESUS, faça as pazes com DEUS, entregue a sua vida a CRISTO.

Pr Edilson B. Nogueira

Fonte= Evangelização Pessoal

Nenhum comentário: